A cidade de Porto Velho, completa neste dia (2) outubro, 109 anos de história.

Fonte: acervo pessoal

E em homenagem aos 109 anos de Porto velho, iremos mostrar os 5 pontos turísticos mais famosos de nossa cidade natal. 

Começando pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que ficou bastante conhecida como a ferrovia do diabo! Além de ser considerada o marco zero ou cartão de visita da cidade. Foi construída em três fases entre o período de 1871 e 1912, ligando Porto Velho a Guajara Mirim, as duas cidades mais antigas do Estado, contando com 366 km de extensão. 

O responsável pela construção foi o empreendedor estaduniense Percival Farquhar, sendo homenageado pela via que passa em frente ao complexo.

Fonte: internet

O segundo é a famosa praça das Três Marias como também são conhecidas as Três Caixas D’Água que abasteceram a cidade de Porto Velho desde sua instalação até o ano de 1957, sendo construídas pela Chicago Bridge & Iron Works nos Estados Unidos. Foram montadas, a primeira em 1910 e as outras duas em 1912. Sendo estampas na bandeira, assim trazendo uma grande importância por terem abastecido a cidade inteira com água potável.

Fonte: acervo pessoal

O terceiro é o Museu da Memoria Rondoniense que possui o maior acervo do Estado de Rondônia com artefatos arqueológicos, geológicos e paleontológicos, além de um Centro de Documentação que resgata a História e a identidade dos rondonienses a partir de documentos e jornais antigos. Exposições artísticas também fazem parte da programação pública do museu anualmente. Ali estão presentes, jornais, documentos, e um acervo riquíssimo que conta a história de Porto Velho e região.

Fonte: acervo pessoal

O quarto ponto é o famoso Mercado Cultural, localizado no centro histórico de Porto Velho, no estilo colonial. Foi construído em 1913 como Mercado Municipal, serviu no passado como comércio de mercadorias em geral para toda a população. Na década de sessenta, um grande incêndio consumiu metade do prédio.

Atualmente, o edifício está reformado e é o ponto de encontro dos amantes da música e serve café da manhã regional diariamente. Aos finais de semana, o público é embalado com músicas regionais.

Fonte: internet

O quinto e último ponto aqui, a nossa Catedral Sagrado Coração de Jesus, um lindo prédio com uma arquitetura mista, sendo formada pelo estilo romano e gótico. Foi construída em um local selecionado em 1917, pelo próprio Arcebispo Joffily. A primeira missa foi realizada na Capela Provisória do Sagrado Coração de Jesus, celebrada pelo padre Antônio Carlos Peixoto, na manhã de 10 de novembro de 1926, tendo como o ajudante o Prefeito Muncipal, Prudêncio Bogéa de Sá.

Fonte: acervo pessoal

Categories:

Tagged:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categories

Últimos comentários

Nenhum comentário para mostrar.